Novo post escrito por Gabriela Ribas Amadori, minha irmã que mora há 1 ano e meio na Irlanda...
Dublin é a capital mística e aconchegante da Europa. Logo na chegada você já encontra bons e velhos irlandeses que possam lhe direcionar para o hotel (ou hostel), indicar que ônibus pegar, e dependendo da liberdade (e do seu inglês) falar sobre os gigantes e Leprechauns da Irlanda.
Por terem tido o gaélico como idioma oficial, o inglês dos irlandeses pode ser considerado de mais difícil compreensão. Mas, com a boa vontade (e a enorme quantidade de imigrantes), a comunicação é algo que se torna fácil por aqui.
Dublin é conhecida mundialmente pelos Pubs e cervejas. É quase contra a lei chegar na cidade sem dar uma passada pelo Temple Bar (bairro) e parar em algum dos pubs mais tradicionais (Temple bar, Oliver Gogarty, Quays) para tomar uma Guinness. Não importa se são 10 horas da manhã ou 2 horas da madrugada (horário que os Pubs geralmente fecham). A primeira parada para uma Guinness é obrigatória.
Durante o dia, as atrações mais recomendáveis são: Kilmainham Goal Jail (cadeia abandonada), Leprechaun Museum (museu), Trinity College (universidade a qual vale a pena conferir a biblioteca... Pra quem é fã de cinema: foi a biblioteca usada no filme Harry Potter), Dublin Castle (castelo), Guinness Factory (fábrica de cerveja), Christchurch (igreja), Saint Patricks Cathedral (igreja), Stephens Green Park (parque) e Phoenix Park (parque).
As atrações noturnas pra quem gosta de rock são: The Globe, The Mezz e The Village. Para o público pop, existem alguns grandes clubs como Howl at the Moon, Fitzsimmons ou Cafe en Saine. Pra quem gosta de beber gastando pouco, a dica é a Dicey's. E quem está para a paquera, o ideal é o Copper Face Jacks. Para o público gay, os maiores clubs são The George, The Dragon e Paint Bar. E para quem está longe de casa, mas quer encontrar brasileiros, existem festas semanais no Australiano e no South William.
Além dos Pubs e das magias, não só na capital, como boa parte do interior, é possível encontrar muita história e cultura. O país é recheado de museus e castelos. Vale muito à pena gastar alguns dias em cidades como Galway, Cork, Kilkenny, Cashel, Wicklow e Limerick.
O custo do país pode ser considerado razoavelmente alto. Uma pint (500 ml) de cerveja custa em média 5 euros. E uma refeição não sai por menos de 15 euros. Dublin, por ser uma capital cosmopolita, não deixa a desejar em opções. Aqui você encontra ótimos restaurantes italianos, indianos, mexicanos, hamburguerias e cafés, além é claro, dos tradicionais irlandeses.
Além dos Pubs e das magias, não só na capital, como boa parte do interior, é possível encontrar muita história e cultura. O país é recheado de museus e castelos. Vale muito à pena gastar alguns dias em cidades como Galway, Cork, Kilkenny, Cashel, Wicklow e Limerick.
O único aeroporto é próximo à cidade. Você pode pegar um ônibus de linha (no preço de 2,20 euros) até o centro, ou os ônibus especiais como o Aircoach (no preço de 7,00 euros). Quanto ao clima, por mais que você venha no verão, sempre é útil carregar um casaco e um guarda-chuva na bolsa. A chuva por aqui acontece quase diariamente, mas nunca é muito intensa nem se estende por horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário